Páginas

- - - CARLOFONE (CARLOPHONE) - REVISTA de EDUCAÇÃO MUSICAL | Undergraduate level Peer-Review

§ CARLOFONE (CARLOPHONE)
FORMAÇÃO AVANÇADA EM EDUCAÇÃO PELA MÚSICA
Print edition ISSN 2184-5433 / Online edition EISSN 2184-6022 
 
-Revisão editorial por especialista (teóricas e performance): Professor Carlos Viegas, Postdoc da indústria (ORCID 0009-0000-2618-8441)
-Painel de conselheiros (membros honorários): para uma 2ª opinião (feedback imparcial), em relação aos Datasets do artigo/relatório breve (i.e. o conjunto de dados áudio dos exemplos musicais criados pelo autor) [consulte esta secção na parte de baixo da página inicial deste site, em FELLOWSHIP ADVISORY PANEL - clique aqui]    
 
 
2024 - LINK do ResearchGate (RG) para a Revista CARLOFONE, Volume 04 em linha - ainda não publicada
Está disponível 1 Pre-print para consulta (artigo ainda não publicado no volume 04) - clique aqui
 
2022-2023 - LINK do ResearchGate (RG) para a Revista CARLOFONE, Volumes 02 e 03 em linha (edições conjuntas com eCD-ROM) - Clique aqui
 
2 ensaios e 1 artigo/relatório breve publicados nesta edição conjunta de 2 volumes:
***Para ler os Resumos visite o periódico na edição em linha de acesso aberto (Open Access)***
 
“Contribuições Lusófonas: a origem de novas correntes musicais pelo cruzamento das culturas Portuguesa, Brasileira, Africana e Afro-brasileira e a influência do jazz na bossa nova e sua internacionalização.”
Autor: Carlos Alberto Ferreira Viegas | Residência/local: Anadia, Aveiro, Portugal | Produção do ensaio pelo ano: 2022 | Volume: 02  
 
“Música popular Brasileira: a inserção da guitarra elétrica e seus principais personagens.”
Autor: Jonielson Lameira de Oliveira | Residência/local: Belém, Pará, Brasil | Produção do ensaio pelo ano: 2023 | Volume: 03
 
“Variações num tema de John Philip de Sousa: enquadramento melódico das batidas fortes do tema, ligação entre as notas harmónicas e sua conexão com as cromáticas.”
Autor: Carlos Alberto Ferreira Viegas | Residência/local: Anadia, Aveiro, Portugal | Produção do artigo/relatório breve pelo ano: 2023 | Volume: 03 (Artigo de referência para autores que se submetam ao processo de revisão por pares parcial) 
Registos DOI para os 5 conjuntos de dados áudio deste artigo 
In English
Introducing the undergraduate research journal:
For reference, this undergraduate research journal in music uses APA writing and citation guidelines and Brief Report formatting style for essays and brief reports/articles. The Carlophone journal is written in the Portuguese language and the Titles, Abstracts and keywords are published in 2 languages. The periodical was approved by The European Network for Theory and Analysis of Music - European journals online and by CiteFactor. It is mandatory at this Academy-Band of Music dedicated to R&D (the ALPMC-CI) that authors (associate and full members, graduate members or fellows) submitting for peer review (either partial review for the undergraduate level or in the Fellowship audition by DVD for Partiture publication) use an appropriate template provided by the ALPMC-CI and a professional level notation software. Essays are not uploaded as pre-prints awaiting feedback for peer-review and can be published in another section of the journal. The fellowship activities are valuable for holders of the graduate training qualification (Specialization Degree) issued by the ALPMC-CI's coordinating PI (principal investigator) on behalf of the Research Group monitored by FCT (The Foundation for Science and Technology, in Portugal), and for graduate degree students at universities/colleges.   
 


*****Por favor desça nesta página para conhecer todos os detalhes da revista
*****Please scroll down the page to know all the details about the journal
 
 
 
 

 

Academy's Peer-Reviewed Journal (Revista de Revisão por Pares da Academia):

In English

This musical journal is a publication for trainees (full members), college/university students (since they register as full members as well), music professionals and tutors with a process of partial peer-review (i.e. 1 editorial reviewer and 1 peer - music-specific and only at the undergraduate level for assessing the accuracy and acceptance of the Musical examples reproduced by the author[*]) which is beneficial and attainable at undergraduate level (early-stage research) in the music education subject and also crucial to performance and teaching. Two types of revision are applicable depending on content level and scope. The musical peer-review is then available in this journal as practice-based (practitioners in the music profession) for the Fellowship by DVD Publication (short essay and DVD audition annex on the candidate's 1st instrument, performing 1 Band Academy musical illuminure, concert, symphony or free impromptu), with the participation of 2 reviewers, from whose 1 will be an independent expert in solo performance or ensemble/orchestral performance from the Fellowship Advisory Panel (Peers), to guarantee the validity of the process.  

[*] 'music-specific' means partial peer review in the way that the revision at the undergraduate level is only applicable to the part of musical data analysis and the author's own music examples presented with figures and annexed audios, as well as the relevant application of citations. An essay should have some artistic freedom without the need of complex analysis (musicological) with academic tone.

The Carlophone journal introduces the experimental basis of music literacy and theory for full members (academy trainees) and college/university students at around the 1st or 2nd year of college/university in a music education or performance degree course, or for a teaching diploma essay. The Fellowship is then suitable to postgraduate members (PgALPMC-CI) - Fellow by Publication may be awarded by the ALPMC-CI National Council (with the 8 journal clubs) which is sponsored by public bodies.

 

How articles are published in the Carlophone journal: articles that pass our peer-review process are annexed to Carlofone with full text and interactive researchgate links (online edition only) to the audio datasets. Each journal volume also announces and introduces each article with the Title, Abstract and information about the author. The annexed full texts and datasets are placed at the end of the volume, which consist in high quality articles of undergraduate musical content. Each journal edition is uploaded on researchgate for Open Access after 2 years of publication. Only subscribed members have instant access to the journal, and to all other ALPMC-CI journals. 

 
 
2019 - Volume 01 | Edição em linha da publicação periódica CARLOFONE
O volume 1 foi Re-Editado em 2023
LINKS (na plataforma RG-ResearchGate)
CAPA (Edição em linha) - Para aceder clique aqui
CONTEÚDO Completo (Edição em linha) - Para ler o documento clique aqui
CONTRA CAPA (Edição em linha) - Para aceder clique aqui
 
*ÁUDIO 1 (Tema estilo Cakewalk para Carlofone) - Para ouvir clique aqui 
*ÁUDIO 2 (Trecho de Iluminura Musical da 1298ª Sinfonia contemporânea de Carlos Al 'grace' para Grand Carlofone e Carlofone Soprano) 
[Musical Illuminure of the 1298th Symphony] - Para ouvir clique aqui
*ÁUDIO 3 (Iluminura Musical para Carlofone, Madeiras e Metais de 'Hino da Alegria' - da 9ª Sinfonia de Beethoven) - Para ouvir clique aqui
*ÁUDIO 4 (Iluminura Musical para Carlofone, Madeiras e Metais de 'Primavera' - das 4 Estações de Vivaldi)
Para ouvir clique aqui

In English

P

 
ractice-focused partial peer-review (musically specific, for performers and composers) for scientific-technical essay articles and brief reports should be used for our Fellowship by DVD Publication and for full members at the level of 1st year and 2nd/3rd year college/university in the field of music education for a scientific quality control, suitable to trainees, music professionals and tutors. We publish essays (descriptive and expository) and advanced technical brief reports in Non-Academic Subject Topics and in general these are peer-reviewed although not in the same way as academic research journals. A short literature review of at least 3 credible professional sources is required on the Specialization course (brief report) and for Fellow by DVD Publication. Only ALPMC-CI full members are able to participate and publish an article (either musically peer-reviewed or under the preprint status) with the CARLOPHONE scholarly journal club (i.e. providing a musical peer-review service). Please register for membership before applying and enjoy many advantages for members, including Continuing education eligible to Specialisation credits for college graduates (holders of a diploma or bachelor) and music teachers (of music education and/or in instrumental tuition/tutoring), or solely for personal enrichment and the advancement of skills (non-degree holders). The Review by Musical Peers means assessing the professional development and practice of registered ALPMC-CI Members in training and after training, as well as university/college students on the music/music education degrees. We do not review academic research papers. Our peer-review is really specific on the theoretical music education and analysis for descriptions with quotations of musical excerpts in the scope of music education and performance (the descriptive part). Authors will have some space in the 2nd part of each essay (the expository part), to demonstrate their approaches and ideas of music-making as cited text and on score, for investigating an idea and evaluate evidence for comparison, contrast and provide example, based on a tune, song, Bach melody or jazz standard already described and illustrated on the 1st part of an essay, of the author or from a 1st part previously published by another member. An essay at this journal, to be publishable, must be descriptive and also expository, organized in 2 parts. We do not go through extensive academic writing because our aim is really to concentrate solely on musical aspects and for professional development.

 

2 useful links about descriptive and expository writing (academic writing 1) (academic writing 2


 

 

 

 

Passos a seguir para escrever um Relatório Breve (Artigo) ou ensaio:

Na primeira parte procede-se à análise e descrição de 1 ou 2 peças/temas nas áreas da música folk, popular, jazz ou uma melodia de Bach, fazendo a análise harmónica por graus tonais e explicando as relações existentes entre a construção harmónica e as linhas melódicas do tema ou vice versa, descrevendo em detalhe as partes melódica, harmónica, de acompanhamento e contraponto (breve análise em torno dos princípios/rudimentos dos 4 pilares da literacia musical e teoria), quer seja no contexto da via erudita quer da popular (tradicional e jazz), usando citações apropriadas – uma pesquisa no método/convenções musicais existentes será necessária.

O relatório breve (artigo de revista) pretende ser uma descrição completa passo-a-passo da música escrita por palavras próprias do autor e de acordo com a sua compreensão e abordagem pessoal, iniciando pelo menos com alguns dos seguintes pontos:

(identificar a informação requerida na lista é obrigatório para a 1ª parte do relatório breve)

1. Nome da obra, período ou estilo, ano de publicação e compositor;

2. Tonalidade (maior ou menor no caso de Bach, ou modal no caso da música folk e do jazz);

3. Métrica e tipo de agrupamento de notas (descrevendo o padrão rítmico da melodia);

4. Forma musical; 

5. Progressão harmónica em numeração romana (graus tonais, incluindo a identificação de substituições/funções tonais secundárias e inversões quando aplicável);

6. Modulação (através de um acorde pivot);

7. Identificação de escalas, modos ou arpejos nos quais se baseia a melodia, e descrevendo os contornos da melodia explicando a sua relação com as harmonias analizadas - desde a escala maior, menor natural (e seus modos) e escalas pentatónicas e de blues até aos modos das escalas menor harmónica e menor melódica de jazz;

8. Tipo de acompanhamento (arpejado ou ostinato e/ou padrão rítmico);

9. Textura (homofónica/cordal ou polifónica/contrapontual, e identificar o estilo de contraponto se o mesmo estiver presente na peça), polirritmia e bitonalidade (se aplicável);

10. Células melódicas/rítmicas ou motivos melódicos (que derivem de outra parte do tema) e síncopa;

11. Rácio de mudança harmónica (rítmo harmónico como reforço do rítmo natural da melodia, i.e. qual o seu rácio em relação à melodia em termos de ser mais lento e mais simples ritmicamente);

12. Notas-pedal;

13. Articulações e Dinâmicas no acompanhamento (staccato, legato, acentuação, etc);

14. Cadências (normalmente termina numa cadência perfeita, ou por vezes imperfeita);

15. Subs - dominantes secundárias, trítonos, o 3º grau ou 6º grau a substituir o 1º, ii/V V7, sensíveis secundárias, supertónicas secundárias e subdominantes secundárias;

NOTA: Deve-se consultar e citar algumas fontes ou bibliografia para esta descrição

1O ponto 1 pode ser parte da Introdução
  

(2ª parte do relatório breve - a investigação expositória e a exploratória/hipótese)

16. 2 Harmonizações: para uma peça de Bach (harmonizar em polifonia/4 partes e contraponto a 2 partes); para o tema central/da 1ª parte do artigo;

17. Criação de solo/improviso (escrito em partitura) ou variação no tema (i.e. tema e variação);

18. Aplicação das blue notes em microtons (microtonalidade básica);

19. Intervalos musicais na escala justa (afinados em rácios de números inteiros);

20. Série harmónica e a adaptação de melodias e harmonias na escala justa.

 

Expressões comuns para iniciar algumas frases:

Observe o...

Observa-se

Repare na...

Repare-se

Note que...

Note-se

Verifica-se...

Não se verifica

...é consistente com o estilo de

Consiste em

Apresenta

Não apresenta


Depois da descrição o autor do ensaio ou artigo (breve relatório) é encorajado à 2ª parte, que consiste em fazer o seu ‘opening’ (trecho de alguns compassos) com software de notação para demonstrar livremente o estilo do seu próprio arranjo (o qual poderá continuar a desenvolver mais tarde) aplicando qualquer convenção musical que julgue apropriada - desde o barroco de Bach e da música popular e folk Europeia e Lusófona ao pós-tonal de Schonberg e ragtime de Morton, Joplin e Blake; até ao popular de Gershwin e swing e bop de Ellington, Reinhardt, Lang, Davis, Pass, Desmond, Parker, entre outros - seguindo um chart cifrado extraído do tema (normalmente de 8 compassos), com a possibilidade de incluir a criação de um solo curto (num estilo popular ou de jazz) ou variação melódica (período contemporâneo/moderno) proporcionando uma textura harmónica completa do arranjo e/ou composição para músico a solo ou ensemble, com um anexo do áudio. As citações para o método/convenções musicais utilizadas devem estar presentes e só se aceitam figuras de trechos em notação musical convencional. Termina-se o artigo com uma discussão que consiste na comparação do contraste entre as duas versões do arranjo do tema.

No caso do programa de especialização (disponível em 2 vertentes/opções) a discussão servirá para obter uma conclusão, dizendo qual a importância dos resultados obtidos (ou encontrados) para depois escrever uma revisão literária (no caso de ser um ensaio) com 3 fontes de referência que sustentem o argumento. No fellowship (upgrade para Membro Fellow - FPMC, e não um curso acreditado ou prova académica) é requerida a audição de uma performance preparada no 1º instrumento do candidato para Publicação de DVD, de uma iluminura musical, concerto ou sinfonia da ALPMC-CI. Esta audição poderá ser conduzida na guitarra ou em qualquer outro instrumento, pelo que os detentores da parte curricular de um mestrado podem ser dispensados do curso de especialização.   

Todos os pontos sugeridos para a 1ª e 2ª parte de um brief report ou essay são de interesse para o corpus da educação/formação musical e performance.

Nota: devem-se usar notas de rodapé para explicar algo que não tem espaço no texto principal. O Abstract e o título devem ficar para o final. Ambas as opções não devem exceder 8 páginas, incluindo a página de título e a de referências. 

 

Conteúdo principal de um ensaio ou relatório breve para não se exceder o nº de páginas:

1 trecho de 1 tema e análise e descrição completa – 1 página (com pelo menos 1 ou 2 citações ou fontes credíveis como suporte da descrição)

1 trecho de tema contrastante e análise e descrição completa – 1 página (com 1 ou 2 citações ou fontes credíveis como suporte da descrição)

‘Opening’ do autor com arranjo e/ou solo/variação seguindo um chart cifrado (chord chart) extraído de um dos temas, e descrevendo o método/convenções aplicadas com as devidas citações ou fontes – 2 páginas incluindo figuras e notas de rodapé

[PS: Ao nível da especialização a complexidade do conteúdo musical apresentado deverá aumentar substancialmente, além de ser obrigatório um abstract antes da introdução]. 

 

Regra geral para publicação: os ensaios e artigos (relatórios breves) aprovados para publicação (com revisão por pares parcial) e os resumos que foram re-submetidos após alterações mínimas com sucesso (de trabalhos os quais não foram aprovados para publicação mas foram aceites para o processo de revisão por pares), terão os respetivos resumos (abstracts), palavras-chave e introduções, assim como o nome e contacto do autor correspondente, publicados no próximo volume da revista Carlofone, de forma similar aos RILM Abstracts of Music Literature. Os membros recebem uma cópia da edição em formato digital (E-ISSN) a qual ficará registada no RNOD através da ALPMC-CI, sendo a edição em papel (ISSN) depositada na Biblioteca Nacional de Portugal.



In English

Mission: 
To contribute to knowledge in modern contemporary musical composition/analysis (both classical and popular/jazz) and music education in general, and particularly for testing the Grand Carlophone musical instrument (under construction in the Carlos Lab) and the small size/educational carlophone (for tutors of individual music tuition and teachers in classroom music activities), created by Professor Carlos Alberto (Al 'grace') Viegas. As a scholarly journal club, Carlophone acts as an international undergraduate resource for journal-publishable articles of descriptive, expository and exploratory studies in the style of brief reports (journal articles in music theory) and popular music essays submitted by full members and honorary members, with a musical (partial) peer-review to promote the undergraduate research in music education.

Title and subtitle of the music education journal:
Carlophone - Advanced training in Education through Music [Carlofone - Formação avançada em Educação pela Música] 

An annual practitioner type publication (june) with musical peer-review

NOT FOR SALE - Only available to ALPMC-CI Members and to National Library of Portugal visitants and staff.

1 number covered each year with an article available as open source.

1-2 editions - VOL. 01 (2019) - Print and Online
 
 
__________________________
 
Todos os Direitos Reservados Mundialmente 2019-ao Presente © Academia Livre de PMC-Conservatório Interativo
 
All contents of Carlofone are published open access under a CC-BY-NC-ND 4.0 license. Authors retain copyright and may reuse their work for non-commercial purposes.