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- - - CARLOSLAB (I&D) - REVISTA CLUBE DE MÚSICA QUÂNTICA DE PERFORMANCE (8º Clube de Revistas)

REVISTA CLUBE DE MÚSICA QUÂNTICA DE PERFORMANCE
Sistema atonal infinito na prática musical e declamatória
(Anais - Proceedings: online edition) | ISSN & e-ISSN - Clube de Revistas
 
CarlosLAB - laboratório do Postdoc Carlos Alberto Viegas para atividades de I&D (Clube de Revistas da Academia Livre de Portugal: ALPMC-CI) [a Journal Club of the Free Academy of Portugal]
 

In English

About the journal

This journal is a periodical for professionals and trainees edited by 1 editor; it is not normally peer-reviewed to allow the publication of shorter pieces introducing new thrilling topics that may not immediately fit within the academic debates, and these are written by the editor which is the author of the musical works/compositions. Contributions from the editor do not exceed 2000 words and will include an abstract of approximately 150 words and also the key-words. The inclusion of pictures is permitted for publication and the periodical is devoted to the contribution of music development/innovation and includes texts and essays or short articles written by the editor, which is, as mentioned before, the author of the musical works published. This journal publishes research reports with musical compositions on the Quantum Performance of Music (with sheet music and annexed CD-ROMs) for both the Human and Android Performers (human-machine interaction), in articulation with dramatic declamation of prose or poetry (with a short list of suggested literary works) to accompany the quantum music symphonies and concert-impromptus so that the 5 senses of the whole audience are dully engaged!

 

Áreas de atuação do CarlosLAB:

      O CarlosLAB é o laboratório autónomo da ALPMC-CI™, que atua no desenvolvimento de técnicas de harmonia musical extensiva (i.e. até 99ma) e criações melódicas e contrapontuais a si conetadas, de iluminura musical (miniaturização) e para inovar a música quântica da performance do futuro, e em articulação com a declamação. A avaliação interna deste Lab é assegurada por 1 pós-doutorado – o Professor Carlos Alberto Viegas, o qual poderá solicitar uma 2ª opinião a um membro honorário ou par profissional (do Conselho Editorial da Academia-Banda de Música) no caso de dúvida em relação a algum tema a publicar, ou em relação à aceitação de artigo para publicação submetido por membro pós-graduado (Especialização + estágio profissional) ou detentor do grau de mestre para a candidatura direta ao Fellowship via Publicação de Partitura (Música) ou via Publicação de Artigo em Periódico.

      2 dos 8 clubes de revistas da academia-banda de música contam com a participação externa de 2 especialistas renomados (conselheiros). A ALPMC-CI não acolhe nem assiste estudantes de doutoramento, apenas proporciona uma experiência de Fellowship através do Carlophone Journal que poderá preparar para a dissertação de mestrado ou para iniciar estudos doutorais (se aplicável).

 


Para verificar a indexação oficial deste periódico no Site Oficial do ISSN INTERNATIONAL CENTRE clique neste link



Tipo de trabalhos que a revista técnica publica:

- Atividade de I&D de cariz técnico e profissional (Investigação e Desenvolvimento)

Ensaios ou breves relatórios de investigação de cariz técnico-científico e performativo;

Ideias inovadoras que reproduzam ou culminem em novo conhecimento ou renovado.

 

*****PLEASE NOTE: Research-based academic papers that are usually published by academic research journals are NOT the specialty (or style) and scope at ALPMC-CI™. This journal publishes practitioner-type scientific annals.

 


Print edition ISSN 2975-8610 with CD-ROM | Online edition ISSN 2975-9307 with Digital Audio Folder/Zip

Mission:
To publish articles and music manuscripts which contribute to knowledge in music of quantum performance for the Gigaphone micron (1,333 cents) and Gigaphone quanta (0,99975... cents with 'magical' notes) musical instruments.

Title of journal:
Revista Clube de Música Quântica de Performance (Sistema Atonal Infinito na Prática Musical e Declamatória)

A semesterly practitioner type publication (february and june or july)

NOT FOR SALE
- Only available to Members and to the National Library
NOTE: The following journal issues are NOT available for sale to any third party.
These journal issues are FREE of charge to Members and Full Members (Diploma and Postgraduate Trainees).

 

CAPA E CONTRACAPA



ÍNDICE E CONTEÚDOS






Criação do 8º clube de revistas (ou sociedade científica) e âmbito da publicação científica periódica

Introdução e Objetivos, o Gigafone, Andróide Performer e o Humano Performer

I. INTRODUÇÃO:

Revista de Música Quântica de Performance para performers, bandas de música e orquestras que pretendam expandir os horizontes, compositores contemporâneos e de jazz e académicos em geral. O Fundador da ALPMC-CI™, Carlos Alberto Ferreira Viegas (alcunha: Al ‘grace’), apresenta nesta obra um passo gigante na Música e nas artes e ciência em geral em matéria de música contemporânea de performance ‘quântica’ desenvolvida no Carlos Lab (o seu Laboratório Pós-doc de Música Desenvolvimentista) com composições por submicrotons e tonalidades infinitas as quais consistem principalmente em 2 solistas, humano e andróide, em que ambos interagem na banda de música metropolitana interativa (trio/ensemble de músicos reais a interagir com dezenas de músicos virtuais). Nos elementos principais caracterizam-se as melodias submicrotonais a 3, 4, 5, 6 e mais vozes realizando o que o próprio professor investigador e compositor Carlos Viegas denominou por “timbres harmónicos”(1), o sistema atonal infinito de 3600 notas e 3601 notas com a formação de 1 nota “mágica”/”quântica” no final de cada 3 8vas, em múltiplos de 1,333 cents e 0,99975 cents que são divisores infinitos de microtons de 25c e 50c e de submicrotons de 4c e 8c, sendo estes, os microtons e submicrotons, adotados/abordados como notas fundamentais, as mais graves (”first partials”(*)), nas séries harmónicas (”partials”(*)) que definem os seus próprios timbres formados por micro séries harmónicas, as quais resultam numa espécie de “timbres parciais”(*) ou micro timbres em cada microtom e/ou submicrotom, que por sua vez também derivam de cada ½ tom do sistema dodecafónico. Apenas como exemplo, a guitarra tem os uníssonos em 2 cordas diferentes os quais reproduzem timbres diferentes do mesmo som/nota com a mesma altura. O compositor também escreveu e editou em áudio harmonias e contrapontos de ½ milhão de vozes no 3º movimento de uma das suas sinfonias contemporâneas, para som surround multicanal dolby atmos, o que se posiciona além do que é habitualmente usado para escutar música (i.e., 7.1.2 e em diante, usado nas salas de cinema). Nalgumas fontes afirma-se que a 5ª Dimensão corresponde à quântica. Todos os temas de música quântica de performance descendem de iluminuras musicais anteriormente escritas as quais consistem no mapeamento dos intervalos musicais do sistema dodecafónico com o sistema microtonal (quartos de tom/50c e oitavos de tom/25c, ou outros) a partir da 1ª nota de uma melodia, ou tónica do 1º acorde ou da tonalidade central. De acordo com Kaygusuz e Zuluaga (Florida International University)(**) os sentimentos e emoções terão um mapeamento melhor com os intervalos musicais em relação à, ou a partir da, 1ª nota da melodia(2), e não entre intervalos consecutivos ou a partir da última nota da melodia ou da passagem musical. Esta técnica foi adaptada na composição das iluminuras musicais. 

*Harmonics are also called ‘partials’, the fundamental note being the ‘first partial’.” (Eric Taylor, “The AB Guide to Music Theory Part II”, ABRSM) 

**”This indicates that the intervals between consecutive notes in a melody do not associate with the feeling”. 

**“Last-note-as-key features did as bad as preceeding-note features”. 

1Comas das séries harmónicas (as quais formam os timbres nas notas fundamentais) ou comas de altura equiparada e múltiplos infinitos de microtons (cents). 

2Artigo publicado na monografia Maqueta com esboços e manuscritos das 1500 Composições e Impromptus Livres de estilo Contemporâneo Moderno, Futurista, Microtonal e Submicrotonal até 340 vozes e 2600 músicos, preparadas para transcrições e especialidades (Mapear microintervalos a emoções, 2021, ALPMC-CI™).


II. OBJETIVO DA REVISTA:

Um dos objetivos desta revista é consolidar e aprofundar ao nível ‘quântico’(3) (componente ‘quântica’ em intervalos de 0,99975... cents como a unidade mais pequena de pitch na composição de melodias que sejam minimamente percetíveis ao nosso ouvido) o sistema que já tinha sido criado para temas de sinfonias anteriormente publicadas e depositadas (ISMNs) nas 3 obras da ALPMC-CI entituladas por Iluminuras musicais-miniatura a 4D-5D ‘Android Performer’ e 5D-11D (11ª dim.) ‘Spin Quantum’: tonalidades infinitas - comas de 1.333 cents, 2.666c, 3.999c, 5.332c e 6.665c até 99.975c e todas as outras; 2, 3, 4, 5 e 6 vozes de Timbres harmónicos” – Volumes 1, 2 e 3. Neste periódico pretende-se publicar resultados práticos da música ‘quântica’ de performance, com composições em partitura e áudio, em conjunto com a sua aplicação ao GigaFONE - guitarra microtonal (1/8 de tom ou 25c por trasto) com o controlador Midi virtual programado para se obter timbres harmónicos nas notas musicais resultantes de intervalos de 1,333 cents, e nos submicrotons e microtons, e na oitava C10 (de 16,744 Hz a 20,000+ Hz). Nesta abordagem os microtons (25c, 50c e 75c) funcionam como notas fundamentais. Este instrumento musical, o GigaFONE, deverá reproduzir dois sinais sonoros em simultâneo – as notas fundamentais (obtidas do som natural eletroacústico da guitarra nos microtons e com o sinal enviado para o combo de guitarra pelo bypass do interface) e as notas do sistema atonal infinito (intervalos de 1,333 cents) programadas no software controlador Midi (e sampler) recebem ativação quanto ao carregamento nos trastos ao tocar os microtons (sensibilidade do software). O Grand Carlofone, o qual reproduzirá intervalos de 4 ou 5 cents (instrumento idiofone de altura definida excecional e complexa já idealizado em pormenor mas ainda por construir), também é parte integrante desta área musical, assim como sugestões de textos dramáticos do domínio público para a declamação a acompanhar alguns temas, por exemplo em introduções e/ou outras partes de sinfonias contemporâneas e concertos.

3”The word quantum refers to the smallest amount of something that you can have. You can't break a quantum of something into smaller parts. For example, a quantum bit or qubit is the smallest unit of data in quantum computing”. In Google

A palavra ‘magia’ ou ‘mágica’ também se usa na mecânica quântica (Quantum mechanics). O termo foi adotado na revista de praticantes, ou revista de práticas (practitioners journal) da ALPMC-CI para a ‘nota mágica’ 3600/3601 (nota a qual passa a existir de 3 em 3 8vas). ‘Quântico’ também se pode referir à passagem quântica para a realidade física, e vice-versa, de energia ou matéria. O termo foi adotado na ALPMC-CI para a passagem do espetro auditivo (considerando-a como a realidade física) para um espetro apenas visual dos GigaFONEs Micron e Quanta com a Banda Metropolitana Interativa (aplicável às oitavas da C11 à C15).


III. O GIGAFONE:

Com uma guitarra eletroacústica microtonal em oitavos de tom (25c) dividindo cada trasto em 4 pequenos trastos de 25c cada (fixed frets ou adjustable frets), ligada a pickup piezo Shadow NFX-AC Nanoflex (ou outro similar), o GigaFONE pode ser programado no software Jam Origin Guitar Midi 2 (ou um software costumizado para o efeito se assim for necessário) para ativar as comas de 1,333c e de 6,25/3,125c com samples em formato WAV quando se primem os trastos da guitarra microtonal, mantendo os 3 sinais sonoros - i.e., a guitarra eletroacústica (ou elétrica) microtonal em oitavos de tom e o controlador Midi para as comas de 1,333c e de 6,25/3,125c que formam o GigaFONE. Comas de 1,333 para 2,666 e 5,332 para 6,665 serão ornamentos para se manter apenas os 4 trastos pequenos (e não 6 ou mais o que resultaria numa menor destreza no dedos, a qual é uma das prioridades para a alta performance musical e a um nível ‘quântico’) de 25c em cada ½ tom da guitarra. Estes ornamentos valem antes e depois da nota principal, não havendo neste caso distinção entre a “grace note” e a nota principal, sendo que 2 comas serão ouvidas em sequência rápida pela ordem de altura. Comas de 0,99975c podem ser aplicadas como micro passing notes, acciaccaturas rápidas, short rolls rápidos, ou micro cromatismos em quintinas, sextinas e septinas etc., nos terceiros movimentos das sinfonias contemporâneas (movimentos ultra rápidos para o andróide performer), e na oitava C10 até às 8vas C13, C14 e além, para permitir uma melhor perceção auditiva desta convensão musical (convensões ou acordos) [as frequências das duas últimas oitavas serão visualizadas num ecrã].

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NOTA: A revista completa no formato Pdf (edição em linha, imprimível a cores) e pasta digital/zip de áudios e partituras de sinfonias quânticas estão apenas disponíveis a membros (associados, titulares, fellows, honorários, pares e benefatores) da ALPMC-CI.