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Audição via DVD para Admissão a Membro FELLOW [PGALPMC-CI holders (Full GRADUATE MEMBER) may become Fellow Members]

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(In English)
GREAT NEWS: PGALPMC-CI Registered Members may become FPMC's (Fellow Members) after a successful Concert level Audition [Solo Playing or as a Soloist of an Ensemble or Band of Music] by CD/Album Recording OR DVD. At least 1 (one) ALPMC-CI composition of a very high standard must be performed. Any solo instrument is accepted (not only the guitar or another chordophone) since providing that the expected musical and technical high standard is achieved and DVD-recorded. [a published Solo Album (CD), or in Duo, Trio or Orchestra is also accepted. Albums from independent (unoficial) record labels should be accompanied by a signed statement or proof of authorship or copyright of the performances and/or the compositions for verification]
 

https://portal.issn.org/resource/ISSN-L/2183-024X
RE-CVET, EU

Programa de Pós-Graduação Vocacional em Popular Music - Especialização em Educação Musical e Guitarra

Como Entidade autónoma de I&D (i.e. instituição avaliada e registada nas plataformas de 2 infraestruturas de investigação e outros serviços associados a estas, do roteiro nacional da FCT), a ALPMC-CI poderá emitir a FREQUÊNCIA desta Especialização para Graduados que obtenham aproveitamento.

Vocational Graduate Program in Popular Music - Specialization in Music Education and Guitar

Curso de Formação Musical

Curso de Especialização de Guitarra (Acústica/Elétrica e Viola Dedilhada/Clássica) com opção em instrumentos tradicionais de plectrum (violas de mão) ou percussão tradicional

No âmbito da CVET, EU

Qualificação vocacional a atribuir: Certificado de Especialista

Sigla do Programa internacional na língua Portuguesa: PgALPMC-CI (formação contínua de pós-graduação não-universitária).

 

Cursos aprovados para formação contínua (para profissionais da música, formadores e professores) elegível a créditos não académicos (isto é, não integrado/não articulado num ciclo de estudos conferente de grau) de acordo com o nº4 do Artigo 12º do DL 22/2014.

Acreditação do Tutor Coordenador (regime de tutoria a distância assíncrona e avaliação contínua interativa por vídeos customizados e testes a distância).

Carlos Alberto Viegas – creditação de formador nº CCPFC/RFO-34971/14 Educação Musical/Música e Expressão Musical

Graduate certified ITA Tutor (International Tutoring Association)

Ex-Investigador de Pós-Doutoramento na Universidade Fernando Pessoa em Psicologia da Aprendizagem Musical (2015 e 2017)

 

Nota: os Especialistas em Popular Music poderão aceder ao Fellowship (Bolsa de Treinamento) da ALPMC-CI, o qual consiste na composição musical avançada e original (pastiche não é aceitável em especialistas) com a produção das respetivas Partituras em software de notação e suporte Sonoro ou mini Recital em DVD; ou se o treinando preferir poderá escrever uma Monografia. O trabalho do Fellow (Partituras de Música ou Livro de cariz Técnico) necessita de feedback positivo do Conselho Editorial para ficar listado no RNOD do Ministério da Cultura, através da ALPMC-CI (instituição nacional parceira do RNOD), resultando na designação de Fellow com a sigla FPMC. A bolsa não fornece um subsídio mas providencia orientação tutorial e feedback. Também não há lugar ao pagamento de qualquer taxa por parte do treinando, exceto no caso de ser necessária (se tiver expirado) a renovação da inscrição de membro titular pelo donativo habitual de 20 euros.

Os licenciados em Música ou Artes, ou área afim, que concluam o grau de Especialista em Popular Music (PgALPMC-CI) com um estágio profissional e solicitem a creditação a título individual desse estágio (CPD) ao Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) ou registo/certificação por organismo regulamentador no estrangeiro (no caso de formandos estranjeiros), e tenham obtido sucesso no FPMC (Fellowship) podem usufruir deste reconhecimento profissional (Fellow) o qual se posiciona acima do mestrado em música.

 

IMPORTANTE - FELLOWSHIP para Especialistas (Pós-graduação Vocacional) em Popular Music (i.e. licenciados ou detentores de habilitação suficiente, i.e. grau ou diploma de nível bacharel em Música ou Educação Musical, de qualquer variante, que tenham concluído a Especialização da ALPMC-CI) - Para o candidato ser admitido como Fellow da ALPMC-CI [Recital de instrumento(*) Ou Educação/Monografia] em Scoring (sigla internacional: FPMC) tem de preparar-se para a Prova de Instrumento (Audição) de Admissão via DVD Recital (Recital em DVD) e ter previamente passado o Teste de Avaliação de Projeto (Ensaio) do Nível/Etapa 3 de Especialização da ALPMC-CI.
(*)Este Recital não tem de ser obrigatoriamente de Guitarra ou noutro Cordofone; poderá ser um Recital de Carlofone, ou noutro instrumento musical qualquer que possua a mesma realidade tonal (não apenas os 1/2 tons do dodecafonismo) e que seja um instrumento harmónico/melódico. 
 
É importante salientar que esta Prova/Audição via DVD Recital para Especialistas em Popular Music, representa o mais alto nível técnico e interpretativo de performance musical contemporânea, numa especialidade, ou várias especialidades à escolha, incluindo harmonias avançadas distintas, fraseados bitonais, tritonais, quadritonais, e a microtonalidade em geral (como exemplo, a hectomodalidade ou iluminura musical/ISSN, etc.), ou outras opções de grau de dificuldade igual sugeridas pelo candidato (por exemplo, Virtuoso combinando Stride com Sweep ou Homem-Banda) a Fellow das Sociedades Científicas da ALPMC-CI. OS 4 TEMAS TERÃO DE SER TOCADOS POR PAUTA em Andamento Lento Expressivo ou Moderado e com Impromptu contemporâneo ou Improvisação livre & 1 DE MEMÓRIA (Preparado) em Andamento Rápido, a demonstrar o mais alto nível técnico (arranjo e especialidade), interpretativo (timbre, textura, dinâmica, expressão, articulação e ornamentação) e artístico (criação de solos e improvisos do tipo virtuoso, capazes de cativar uma audiência), e temas compostos pelo próprio candidato também serão aceites e bastante encorajados. O estatuto de Fellow das 7 sociedades científicas da ALPMC-CI (sigla internacional FPMC) equipara-se ao de Membro Honorário (HonALPMC[CN]) em termos de competência musical e académica, embora o 'Fellow' não se vincule diretamente a uma posição no Concelho Nacional da ALPMC - CI. As PARTITURAS dos 4 Temas a apresentar em DVD têm de ser obrigatoriamente reproduzidas e editadas pelo candidato, com arranjos de sua autoria, preferencialmente em temas inéditos, e nos estilos/requisitos descritos acima. As Partituras e o DVD serão acompanhados pelo projeto de pesquisa descritiva, analisando as técnicas instrumentais e abordagens musicais usadas nos 4 temas. As Partituras Musicais dos candidatos aprovados poderão ficar publicadas no RNOD (Registo Nacional de Objetos Digitais, e digitalizados) através da ALPMC-CI, como forma de reconhecimento público e promoção para o Fellow.
As candidaturas deverão ser enviadas ao Professor Carlos Alberto Viegas que o ajudará a escolher o tópico do projeto de investigação ou ensaio educacional.
Sigla internacional para os candidatos que passaram a prova/audição para admissão a Fellow com possível acesso a um estágio sanduíche: FPMC [Certificação para especialistas promovida pelo Conselho Nacional ALPMC - CI sob a autoridade do Corpo de Pares das 7 sociedades científicas (ISSNs; eISSNs) reconhecendo o candidato como Fellow]
Este Fellowship não tem bolsa ou remuneração.
A ALPMC - CI tem um Acordo nacional (national Charter) com o RNOD-BNP do Ministério da Cultura (M|C) - o ministério competente que regula as atividades Culturais e as instituições com acordo no mesmo.
 
NOTAS: os Fellows (FP.M.C.) poderão, a título excecional, propor-se a um estágio sanduíche numa instituição para o efeito.
 
IMPORTANT NOTE for prospective Specialists and Fellows who wish to pursue doctoral studies on their music specialty:
To become a Junior Researcher or Research Fellow in Portugal or in another European country after your FPMC Certification in Scoring (Music) with focus on Contemporary Recital by DVD OR Research [requiring a bachelor degree and the PgALPMC specialist qualification before entry] the Specialist or Fellow must contact a university research center or a center affiliated/associated with the country's national research foundation.




The Fellowship (advanced training/research) promoted by the ALPMC-CI will host an additional one-year programme for the ALPMC Level 3 Assessment Test for Academy full members that hold the Postgraduate Certificate(1) (accredited units) in Popular Music (DipALPMC-CI) and have demonstrated to be highly gifted and exceptional performers, both musically and technically.
After an Essay Assessment (Prova de Ensaio) [Step 1] examined by the Academy Chairman, and if Approval is received, the Essay will be forward to the Academic Editorial Board to obtain an independent Blind Review (Resenha Anónima independente) [Step 2]. If acceptable by the Board for a practitioner-type journal publication the candidate will naturally become a specialist in contemporary music performance. The Academy will internally cover the cost of research essay tutorship, but can Not provide a stipend because it is Not Government funded.

(1) an ALPMC - CI program that received accreditation on the curricular portions for the awarding of a Specialization diploma (it is a master's course upon completion of the specialization - i.e., at least 250 hours of credit(2) for efective or accredited training, awarded by the CCPFC, Braga, or by another equal body outside Portugal) [course developed by the Academy Chairman at an HE Institution's Continuing Education Centre, in Portugal]. UC continuing education credits (not ECTS credits) for primary or secondary level teachers are guaranteed (i.e., each 25 hours equates 1 UC credit). The qualification is eligible for individual accreditation (upon request of each individual teacher) at the CCPFC (validating it as specialised training credits), or at the Teaching Council in the European country where the music teacher is working. In Portugal is it the CCPFC, based in Braga.

(2) This credit value for the recognized Diploma requires 2 specialization options.



Membros Titulares e Fellows:
Os membros titulares inscrevem-se no Conservatório Interativo (C.I.). Candidatos a Fellows ficam inscritos na respetiva sociedade de especialistas, dependendo da área escolhida no programa de fellowship (investigação ou formação avançada pelas 4 sociedades científicas). Trata-se de formação avançada (pós-graduada) em contexto de trabalho/estágio de investigação, mas sem bolsa de auxílio. Oferecem-se outras formas de apoio, neste caso não-monetário, ou seja não se solicita o pagamento de uma mensalidade, e oferecemos a concessão de materiais didáticos e a tutoria/orientação também sem custos. A especialidade escolhida será mencionada no certificado, a qual será valorizada ao nível das Certificações de Especialista que normalmente são conferidas por diversas Sociedades profissionais e científicas ou Sociedades de serviços, reconhecidas nas áreas das artes (incluindo a música), letras ou ciências.
A sigla usada para membros ordinários e titulares será Membro ALPMC-CI. Para fellows a designação profissional (ou sufixo) será FPMC. 
Aos fellows é emitida uma carta de inscrição de Fellow e um certificado da Formação Avançada, sob a autoridade das 4 sociedades científicas, com menção à especialidade musical apresentada, e abordada no ensaio académico (paper), aprovada para a publicação do resumo. Cada projeto de investigação será examinado por um membro do conselho editorial e académico das 4 revistas (por favor consulte o 'Editorial and Academical Board' na página http://www.royalfreeacademymusic.eu para conhecer as autoridades académicas e musicais). A Formação Avançada/Fellowship é certificada pelo Conselho Nacional ALPMC-CI para que os detentores possam usufruir da Certificação da Especialidade aprofundada, em benefício da sua atividade profissional. É obrigatório que a especialidade escolhida seja uma das que foram abordadas no curso acreditado de especialização em popular music. O Fellowship é uma certificação adicional à especialização, o qual pretende ser o padrão 'ouro' na formação avançada (pós-graduada) de músicos profissionais independentemente de possuirem ou não um curso superior de música, e também para professores de música ou de educação musical que possuam a licenciatura e concluam a especialização (parte curricular acreditada que prepara para estudar no fellowship da Academia).
Para obter a Certificação FPMC da respetiva sociedade científica, a ser conferida pela ALPMC-CI ("Qualificação Profissional Terminal"), é obrigatório ser detentor do DipALPMC-CI (Diploma de Especialização em Popular Music - 1º instrumento Guitarra (viola dedilhada, guitarra acústica ou elétrica) ou Viola Braguesa Contemporânea/Viola da Terra/Viola Terceira)), e passar na Prova da Especialidade (pass the Specialty Assessment) com a promoção conjunta das 4 sociedades (joint promotion of the 4 societies).
Anadia, 2 de Agosto de 2019
Professor Carlos Viegas
Fundador e Presidente da Direção ALPMC - CI



How proposals are reviewed for becoming a society Fellow?

Societies journals examine the proposals made and successful authors become fellows (recognized specialists) of a scientific society. A certificate of fellow mentioning the specialty researched (out of 62 in total) is awarded.

Society Journals of Academia Livre de PMC-Conservatório Interativo (FLPMC Collections and Training, Professional Certificate and Graduate Programmes)
Forming the 4 Scientific Societies for over 101 Specialties and 13 Subjects
(A list of our specialties is published at the bottom of this page)


Guidelines for research essays in areas accepted by the international journal:
Areas covered/accepted for the required independent research essay
1. Music Performance Techniques (i.e., technical issues of any plucked-string instrument);
2. Improvisation or/and Extemporisation (i.e., non-jazz/baroque and popular/jazz);
3. Arranging and Composition in any contemporary popular music/jazz specialties (out of 40 in total);
4. History of Popular Music in any contemporary popular music/jazz specialties (i.e., the genesis, origin, development and influences of a chosen musical style or popular music era, and the incorporation of a new/original technique/approach by the candidate).

Example of items to be addressed in a essay
History of Jazz Music up to the Swing Era
Genesis: jazz is Afro-American music brought from the African slaves to the America, who were forced to learn classical-type music from European dances, but introducing the syncopation to melody notes. Cakewalk and ragtime was the 1st music of the XIX century under this classification. 
Origin: Jazz originated in New Orleans, USA, in the XIX century, with music of the black and white men played together, which was called Dixieland. This was the 1st time that black and white musicians played together in a band setting. They were made, mostly of amateur musicians.
Development: dixieland and Hot Jazz styles were developed until the 30s of the XX century with Dixie and hot jazz bands, and it became an industry for professional musicians, firstly, in Chicago. Later, in 1932, the Swing Era has begin with the Ellington’s jazz hit ‘It Don’t Mean a Thing’.
Influences: the Swing was influenced by ragtime and Dixieland musicians, and the hot jazz bands and western swing bands influenced the first swingers in the Duke Ellington and Count Basie big bands.
Incorporating a musical technique/concept/idea: for example, re-arranging Cakewalk type melodies in minor 3rds, and altered harmonies for atonal improvisation.
(Candidates must produce and provide appropriate figures of sheet music, demonstrating and supporting the argument).
The example above it is not an actual essay proposal for the fellowship. It is only to introduce future trainees to the type of items that must be addressed for any chosen topic, and what these items mean. The musical technique/concept purposed must be to an appropriate standard (i.e., postgraduate level) - An APA Standard formatting style is used.

This Journal is the official body of the Society of Research in PMC of the Academy. A Fellow in our context is advocated as being a certified specialist in 1 musical specialty. This aims to publishing the most innovative Research for the Professional Development of Teachers and Performers to gain additional experience and expertise for their careers and CV prospects or resumé.
Our journals are also good for Amateurs and Music Enthusiasts to collect the academy societies music journal numbers & volumes and reading it for leisure and cultural purposes, even if they are not trained as musicians or music teachers.



Any member wishing to submit an article or dissertation essay (i.e., an essay with dissertation/thesis writing style) for inclusion in the Journal, must receive approval for abstract publication. Copyright permission must be obtained from the member/author prior to the publication. The essential guidelines for producing an article for abstract publication are described in our Journal. For submitting an article you MUST be enrolled in Fellowship.





The 45 Musical Specialties with rhythm playing & comping techniques
Popularizing any traditional musical style (dozens of styles) from all countries of the European Continent and Portuguese, Spanish and English-Speaking Countries adapted to the following 45 specialties, using standardized sheet music from the Academy with common musical forms and structures.
Folk:
Patterns - Semínima e Colcheia-Colcheia – Semínima, Colcheia-Colcheia ligadura Colcheia-Colcheia e Semínima – Baixo Tónica, Semínima(Acorde), 5ª Tónica e Semínima(Acorde)
Blues:
12-Bar Shuffle Feels (colcheia com ponto, semicolcheia)
Pop/Rock:
Using Power Chords with shuffle feels and guitar distortion. Rhythm Playing Patterns and Riff Patterns of famous Rock songs.
Fado Comping for Portuguese Folk Music:
Baixo Tónica, Semínima(Acorde em rasgado), 5ª Tónica e Semínima(Acorde em rasgado) – Baixo Tónica, Semíma(Acorde em rasgado), 2ª, 3ª (baixos ascendentes) – Baixo Tónica, Semínima(Acorde em rasgado), 7ª, 6ª (baixos descendentes)
Música Popular Portuguesa:
Valsa:
Tónica (semínima), Acorde (semi), Acorde (semi)
Brazilian Tango or Maxixe:
Cakewalk: 
Tónica (colcheia), Acorde (colcheia), 5ª (colcheia), Acorde (colcheia)
Cakewalk Dance:
Dance tunes with stride guitar technique of bass thumb in the style of Blake and Aguado
Habanera: 
Based on Bizet
Minstrel:
The same as for Cakewalk but under a compound time
Ragtime:
Tónica (colcheia), 3ª (colcheia), 5ª (colcheia), 3ª (colcheia) – melodia em ‘swang’
Western Swing:
Semínima Fraco, Semínima Forte, Semínima Fraco, Semínima Forte
Hot Jazz:
Colcheia com ponto-semicolcheia, semínima
Swing:
O mesmo do Western Swing mas com substituições, incluindo acordes alterados
Gospel:
Religious songs with jazz or blues substitutions and feels
Bebop:
Samba Feel for Brazilian Folk Music:
Colcheia com ponto, Colcheia com ponto, semicolcheia, pausa de semicolcheia, Colcheia com ponto, Colcheia com ponto, Colcheia
Bossa Nova Feel for Brazilian Folk Music:
Semínima, Colcheia, Colcheia, Colcheia, Semínima, Colcheia (alternando entre o baixo e o acorde)
Tango:
Fingerstyle:
Villa Lobos fingerstyle technique of Estude nº1 or another technique
Baroque/Analysis and Extemporization:
The Music of Bach
Chord-Melody:
Stride Guitar:
Thumb-Bass Rhythm with Arpeggiate Chords and Melody line, or Walking Bass-Chord Comping and Melody line
Harmonisation and Re-Harmonisation:
Sacred Jazz:
Sacred Concerts of Duke Ellington
Intermediate and Advanced Improvisation:
Overdubbing:
Sweep Picking and Legato:
Legato with Pick Tapped Harmonics:
Sweep Fingerstyle (developed by Carlos Viegas for Classical and Acoustic Guitar playing):
Carlophone playing (a musical instrument invented by Carlos Viegas):
Fusions:
Fusion concepts (harmonization and advanced improvisation) arranged for any tune in 2 different musical styles
Stride Guitar with Foot Drumming:
Use appropriate Concepts and Chords in conjunction with the suggestions above.
Ensemble Performance:
Metropolitan Orchestra Performance:
As an Orchestra Virtuoso Soloist or with ‘The Interactive Man-Orchestra’ or ‘The Man-Symphony’
Instrumental Solo, Ensemble and Orchestral Arranging:
World Music:
Pentatonic and Blues Scales Improvisation (combining different scales for each chord):
Basic Percussive Guitar:
Stride Guitar with 'rasgador rhythm and Foot drumming:
Basic Tapping Stride Guitar:

Especialidade 44
Forma e Estrutura Musical (método progressivo)

Exemplo:
Tempo - 100bpm
Métrica - 4/4
| Intro (A) | Verso (AAAx2) | Chorus (AAA) | Solo ou Improviso (AAx2) |
| Verso (AAA'x2) | Chorus (AAAx2) | Coda (A) |

As partes memorizam-se ou escrevem-se numa pauta tipo ‘lead sheet’.

Especialidade 45
Músico Profissional de Serviço/Entertainer (leitura à 1ª vista, solfejo e a arte do improviso nos solos)

Formas musicais comuns:
Typical song forms are the strophic form (AAA), 32-bar form (AABA), verse-chorus form (AB), 12-bar blues form (AAB) or ternary form (ABA).

Estrutura estandardizada para Músicos de Serviço:
(estruturas estandardizadas não necessariamente iguais às versões originais ou álbuns)
Intro (pre-count, anacrusa, ou 4 a 8 compassos do “A” - ou sem intro)
Tema (forma musical x2 – algumas formas têm um ‘bridge’ (C), outras não))
Solo/Improviso (forma musical x4)
Tema (forma musical x2)
Coda ou Fine (acorde "I", ou acordes "V-I"), ou Turnaround de finalização e Fine (x2 ou x3)